Funções do cuidador:

Muitas vezes as famílias pensam em contratar cuidadores, mas ficam em dúvida, pois não sabem exatamente a função de um cuidador, o que será que ele pode, ou o que não pode fazer!

Essas questões geram alguns conflitos no dia a dia.

Então com essa leitura ficará mais fácil, tanto para a família na hora da contratação, e ao cuidador em definir sua rotina.

Essas atividades devem ser combinadas no fechamento do contrato.

Na contratação é realizado um plano de cuidado, junto a família, nessa serão descritas as atividades dos idosos, como rotinas, alimentação, banho, terapias, atividades de lazer, medicação, se os idosos são acamados dentre outras necessidades.

Então através desse plano de cuidado o profissional deverá planejar o seu trabalho.

Obrigações do cuidador:

O cuidador está para dar assistência dentro do horário de trabalho, sua função é auxiliar em tudo o que se refere à pessoa cuidada, deixar organizado e limpo.

Responsabilidade do cuidador

Alimentação:

O cuidador deverá preparar as refeições do idoso, comidas do dia a dia, de acordo com os gostos da pessoa cuidada, lembrando que essa atribuição é feita apenas para o assistido.

Banho:

O banho deve ser realizado, ou supervisionado pelo profissional, dependerá do grau de dependência dos idosos, ou pessoa assistida; com planejamento e horários determinados pela família ou assistido,

Medicação:

O cuidador esta apto somente para administrar medicações via oral (boca), poderá fazer o controle de estoque da medicação.

Medicar conforme prescrição.

O cuidador não poderá fazer nenhum procedimento invasivo, como aplicar injeções, aspirar e curativos que precisam de procedimentos estéreis.

Estímulos Cognitivos:

Os estímulos deverão fazer parte da rotina de cuidado.

Estímulos cognitivos: esses farão com que a pessoa cuidada “force”, sua memória para lembranças de sua vida profissional, infância e outras lembranças.

Estímulo motor:

Fazer com que o idoso caminhe, brincadeiras com bolas, danças, movimentos com as mãos.

Deixar com que a pessoa cuidada participe do planejamento e organização da rotina.
O profissional dentro do seu horário de trabalho deve acompanhar a pessoa cuidada para qualquer atividade ou evento, mesmo que seja fora da residência, acompanhar em consultas, passeios, igrejas, mercados, terapias ou fisioterapia.

Função do cuidador deixar todo ambiente organizado:

Trocar lençóis esporadicamente de acordo com a necessidade e rotina da família.

Todos equipamentos utilizados deverão ser higienizados pelo cuidador, tais como: cadeira de rodas, cadeira de banho, cama hospitalar, inalador, aparelho de pressão, destro, equipo, suportes da dieta, faz parte do cuidado manter esses equipamentos prontos para uso.

Roupas do assistido devem estar organizadas no armário, gavetas sempre em ordem, lavar e passar a roupa do assistido.

Passagem de plantão:
A pessoa cuidada deve estar, confortável, com as roupas limpas ou de pijama, alimentada e medicada conforme prescrição medica.

Jamais deixar os idosos ou a pessoa cuidada sozinha.

Na passagem do plantão deixar o ambiente limpo, tirar lixos acumulados, se utilizou algum utensílio de cozinha lavar, toalhas, roupas devem estar no local orientado pelo familiar, após o banho, o banheiro deverá estar organizado e sem lixo.

Postura de um bom profissional do cuidado:

Ser assíduo, respeitar a casa do cliente, ser ética, ir com roupas adequadas para trabalho, evitar perfumes fortes, unhas devem estar cortadas, maquiagem discretas, sapatos confortáveis, não se envolver na rotina e assuntos pertinentes ao familiar, ter linguagem adequada e profissional.

Ester Martins
https://www.instagram.com/grupobemestar0/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *